terça-feira, 16 de junho de 2009

Projeto Maitréia: amor-bondade por 1000 anos

Com o falecimento de Lama Yeshe, em 1984, Lama Zopa Rimpoche se viu diante de um grande desafio: dar continuidade aos projetos de seu mestre. Ele assumiu, então, não só o comando da FPMT, como, também, o controle de uma empreitada ambiciosa: o Projeto Maitréia.

A idéia é construir em Kushinagar, no norte da Índia, uma monumental estátua de bronze – cerca de 152 metros – de Maitréia, que significa amor-bondade em Sanskrito, o próximo Buddha. Segundo palavras de Yeshe, esta deverá ser uma fonte de inspiração para todo o planeta, servindo como símbolo de paz e compaixão por, pelo menos, 1000 anos. O local não foi escolhido por acaso, pois foi justamente lá que o Buddha Shakyamuni faleceu, há mais de 2500 anos.

Todavia, o projeto vai muito além da edificação do monumento religioso. Um dos principais objetivos é o desenvolvimento da região e, para tal, foi elaborado um amplo plano de ação. Ele inclui a construção de salas, museus, bibliotecas, teatros, além de hotéis; tudo dentro de uma cuidadosa concepção paisagística.

O que chama mais atenção, no entanto, é o caráter social do empreendimento, que não só prevê a construção de um grande hospital público, como já proporciona educação gratuita, e de qualidade, para cerca de 500 crianças, em Bodigaia, no estado indiano de Bihar, o lugar da iluminação do Buddha histórico. Não ficaram de fora ações tendo em vista a preservação ambiental e todo o planejamento foi concebido dentro dos parâmetros do desenvolvimento sustentável



Segundo dados oficiais, a empreitada deve custar, no total, mais US$ 250 milhões, gerando, somente durante a fase de construção, mais de 1000 empregos diretos. Para levantar recursos, o projeto conta com uma complexa rede mundial de arrecadação. A maior parte da receita é oriunda de donativos de pessoas físicas, mas há, ainda, forte participação de empresas multinacionais.

Mais informações no site oficial do projeto: http://www.maitreyaproject.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário