quarta-feira, 24 de junho de 2009

Dharma ajuda Yuka a recuparar a alegria

Ex-Rappa, Marcelo Yuka se tornou conhecido após ter ficado paraplégico ao ser baleado em assalto, em 2001. Ele se tornou, então, voz estridente na luta contra a violência urbana. Nesses anos de militância, Yuka passou a ser reconhecido por sua postura combativa. Contudo, suas últimas declarações acabaram causando surpresa a quem o via com uma figura amargurada.

Yuka revelou ao O Globo uma atitude nova, alegre e positiva. Quem estava acostumado a vê-lo severo, no noticiário policial, não deixou de se surpreender com a matéria de Raphael Berrêdo. O músico esbanja bom humor, ao falar de sua nova empreitada como DJ. Essa mudança, ele atribui ao budismo. A descoberta do dharma teria sido crucial em sua recuperação. “Há seis anos eu não pensaria em passar um tempo discotecando, por exemplo. O budismo e a meditação melhoraram muito minha maneira de lidar com os problemas,” afirma Yuka.

É possível depreender de suas declarações grande coerência com o budismo. Seu apresso pelo equilíbrio emocional e sua postura serena indicam um bom entendimento do caminho do meio. “Não deixei de ser aguerrido, enfrento tudo que sempre me determinei, mas por outro lado a meditação me deu uma maneira mais positiva de enfrentar a vida. Hoje vejo mais beleza nas coisas, até nos murros em ponta de faca que sou obrigado a dar,” esclarece.

São palavras inspiradoras que revelam o caráter prático do budismo. O músico não está menos engajado em sua luta, apenas consegue, agora, enxergar a existência samsárica com mais clareza. Sua vida se tornou mais leve e lúcida com a prática ensinada pelo Buddha. Em suma, uma experiência que pode nos servir de exemplo.

Um comentário:

  1. Nossa, bastante inspirador!!

    Realmente quando o vi no Parque Lage há um mês atrás achei que ele estava mais tranquilo, mesmo... Bem diferente de quando o entrevistei em 2006, quando parecia muito triste e abatido.
    Com certeza o budismo contribui para essa mudança!

    Beijos!

    ResponderExcluir